3 de abril de 2011

ANÁLISE TÁTICA - Santos 0 x 1 PALMEIRAS - Equilíbrio Tático fez a diferença!


|
(foto: Miguel Schincariol)

As análises anteriores à partida mostravam o quão interessante poderia ser esse jogo. De um lado, Santos, a equipe “pop” do momento, melhor ataque do Campeonato Paulista e promessa de qualidade técnica individual. Do outro, o “limitado” Palmeiras, equipe de muita raça e consistência tática, além de ser a melhor defesa do Paulistão com somente 6 gols sofridos em 17 jogos. 

(clique na imagem para ampliá-la)
O sistema de jogo escolhido por Felipão foi o 4-2-2-2, já utilizado com exito nas últimas partidas. O treinador alviverde tinha consciência do perigo que o Santos podia representar, e soube armar taticamente a equipe do Palmeiras.

Os laterais palmeirenses, sempre uma boa arma ofensiva, tiveram que jogar mais recuados para marcar os atacantes santistas. Dessa forma, era Cicinho o encarregado de anular Neymar, e Rivaldo de marcar Zé Eduardo. No meio-campo, Márcio Araújo, em grande fase, soube anular o ainda fora de ritmo PH Ganso.

O jogo ocorreu como o esperado.
A melhor defesa do Paulista defendia de forma consistente os perigosos ataques do melhor ataque da competição. A técnica santista de Neymar, Ganso e Elano contra o equilíbrio tático de Kleber, Assunção e companhia.
Poucos acreditavam que a partida poderia apresentar algo diferente.

Mesmo Felipão, antes do início do jogo, se pronunciou dizendo que somente ganharia essa partida caso encontrasse algum gol de bola parada ou jogada individual.

Porém, contrariando à todos, a equipe palmeirense definiu a partida com uma bela jogada técnica coletiva, mostrando que o “limitado” Palmeiras também sabe jogar bola com ela nos pés. Patrik lançou a bola por cima da defesa adversária, sendo Kleber o encarregado de tocar com qualidade a bola para dentro das redes.

(fonte: Footstats)
Um resultado não tão relevante para o andamento do campeonato (já que a equipe do Palmeiras já está classificada para as fases finais), mas importantíssimo para a aquisição de confiança e fortalecimento do grupo palmeirense.

Essa vitória mostra que a equipe alviverde merece ser respeitada, e ponto final.
e que venha a fase final do Paulistão!

Rodrigo Coelho
Equipe TAKTIKUS
|

Um comentário:

  1. Olá Rafael..

    sou palmeirense e estou até agora empolgado com a vitória de ontem sobre o Santos.

    primeira vez que vejo seu blog, e achei muito interessante, está salvo nos favoritos e acompanharei.
    muito boa sua análise.

    algum tempo atrás comecei a mudar meu jeito de acompanhar futebol, e algumas coisas não me agradavam nos comentários que via na TV sobre nosso palestra, e resolvi escrever um blog também, porém mais aberto, sobre vários times, tentando usar o menos possível meu coração palmeirense para escrever, como desafio a mim mesmo.

    caso interesse, aqui está o link..
    http://futebolalemdocampo.blogspot.com/

    parabéns e sucesso à nosso palmeiras.

    ResponderExcluir