20 de março de 2011

4-3-3 ou 4-4-2? - A dúvida de Felipão


|
(foto: Gazeta Press)

Após o empate em 1x1 contra a equipe do São Caetano pelo Campeonato Paulista, o treinador Felipão se mostrou bastante insatisfeito com o desempenho tático da equipe palmeirense na partida.

Seu discurso foi que o sistema de jogo com 3 atacantes abre totalmente o meio-campo, prejudicando o sistema defensivo. Porém, minha análise do sistema 4-3-3 utilizado nas últimas partidas e também na contra o São Caetano difere da análise de Felipão. Para mim, a maior parte dos erros defensivos palmeirenses foram provenientes de ações de bola parada.

Primeiramente, o sistema de jogo se aproxima mais de um 4-5-1 do que do 4-3-3, com os pontas recuando para recompor o meio-campo. E é justamente devido a esse recuo que o Palmeiras vem apresentando um sistema defensivo sólido, apesar de também apresentar uma grande dificuldade na hora de concretizar à gol (veja a análise completa do sistema 4-3-3 no Palmeiras).

(clique na foto para ampliá-la)
Durante o 1° tempo de jogo contra o São Caetano, esse sistema de jogo se mostrou eficiente pois apresentou:
  • recuo e compactação defensiva com 8 ou 9 jogadores atrás da linha da bola, dificultando a condução de bola do adversário;
  • contra-ataques estruturados, trocando passes e dando o tempo necessário para as saídas rápidas dos laterais e pontas.

É preciso dizer que a ausência de Valdivia no meio-campo palmeirense foi notada, principalmente porque o menino Patrik, apesar de ser bom jogador, não têm características de um meia-armador, como o chileno.

Para o 2° tempo, Felipão optou por substituir Adriano e colocar Tinga, para recompor o meio-campo. Mas, diferente do que o treinador palmeirense imaginava, a equipe piorou dentro de campo, perdendo a rapidez e entrosamento no ataque e sofrendo muito mais com os ataques adversários.

Se Felipão se mostrar convicto em não mais utilizar o 4-3-3 (4-5-1), o provável sistema de jogo a ser adotado será o 4-4-2 (ou 4-2-2-2), que já foi utilizado nas vitórias contra o São Bernardo e Uberaba. Se analisarmos as peças atuais que a equipe palmeirense possui, essa mudança pode ser sim uma ótima alternativa e render bons resultados.

Na próxima postagem analisaremos como poderá ser o 4-2-2-2 se adotado pelo técnico Felipão, e quais suas vantagens e desvantagens se comparado ao 4-3-3 (4-5-1) anterior.

Rodrigo Coelho
Equipe TAKTIKUS
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário