17 de abril de 2011

ANÁLISE DE GOLS - Gols Pró - Campeonato Paulista


|

Foram 28 gols ao longo das 19 partidas do Campeonato Paulista. Número modesto, apenas o 4° melhor ataque da competição, atrás de Santos, São Paulo e Corinthians. Média de aproximadamente 1,5 gol por partida. Ainda assim, graças ao seu ótimo sistema defensivo, o Palmeiras manteve um bom saldo de gols, 20, atrás somente da equipe corinthiana.

(clique na imagem para ampliá-la)
Kleber, com 8 gols, foi o maior artilheiro alviverde na competição e 3° melhor marcador do campeonato, atrás somente de Liedson e Elano (10 gols) e Fábio Santos (9 gols). O ataque palmeirense continua sendo um problema para o treinador Felipão, já que, na ausência do camisa 30, os outros atacantes fizeram apenas 4 gols (Vinicius, Dinei, Adriano e Max Santos).

Os lances de gol tiveram diferentes origens e criadores, mostrando a capacidade coletiva do time palmeirense. Para se ter ideia, 10 jogadores contribuíram com assistências. Foram jogadas de bola parada, cruzamentos pela direita, pela esquerda, passes entre a defesa adversária... Os maiores assistentes foram o ótimo lateral-direito Cicinho e Lincoln, com 3 assistências cada.

Outro fator importante na equipe de Felipão são as ações de bola parada. Todos sabem que esta é uma jogada treinada insistentemente pelo treinador alviverde. Porém, esse ano, a equipe do Palmeiras não foi tão efetiva quanto em 2010. Muito se deve ao fato de M. Assunção não estar acertando o pé como no final do ano passado. Foram apenas 3 gols de falta, marcados por T. Heleno, Valdivia e somente 1 de M. Assunção. Mesmo nas jogadas de escanteio, o Palmeiras conseguiu converter somente um gol, com Thiago Heleno. No total, apenas 3 gols de cabeça foram marcados no campeonato.

Algo importante de se notar é o predomínio de gols na 2ª etapa do jogo. Foram 17, contra apenas 11 marcados no 1° tempo. Isso mostra uma capacidade de organização e manutenção do sistema tático mesmo com o desgaste imposto pela partida.

Que venha a fase final!

Rodrigo Coelho
Equipe TAKTIKUS
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário