30 de maio de 2011

Análise - Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras - Bom ou mal resultado?!


|


O Palmeiras foi até as Minas Gerais, enfrentar o forte, porém desmotivado, time do Cruzeiro, e conseguiu um empate. Sob esse ponto de vista, o resultado se torna bom. Porém, devido a fraca atuação do time da casa, o palmeirense fica com a sensação de que a equipe poderia ter conseguido os três pontos.

Para conseguir os primeiros pontos no campeonato, o Cruzeiro veio a campo com uma proposta ofensiva. A missão do Palmeiras, então, seria neutralizar o ataque adversário, que contava com a intensa movimentação de Montillo e as fortes investidas de Gilberto. Além desses dois jogadores muito técnicos, o Cruzeiro também contava com Wallyson e Thiago Ribeiro abertos e Brandão centralizado.

Sendo assim, o Palmeiras se defendia no 4-2-3-1 já usual da equipe. Os laterais marcavam os pontas adversários, além dos meias acompanharem Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto. No começo do jogo, Montillo tinha espaço nas costas dos volantes palmeirenses, criando movimentações e abrindo espaços importantes a favor do time da casa.

(Clique na imagem para ampliá-la)

Com a bola, Luan se juntava a Kleber no ataque, enquanto Tinga armava as jogadas com Patrik, em um 4-2-2-2. Mesmo com o time pouco inspirado (Luan, Tinga e Patrik erravam passes demasiadamente), o Palmeiras conseguiu conter o adversário e ficar com a posse de bola. Isso aconteceu devido ao fraco compromisso tático de Thiago Ribeiro. Enquanto Wallyson acompanhava Gabriel Silva na esquerda e formava quase que uma segunda linha no meio campo, Thiago não fazia o mesmo do lado oposto, deixando espaço para o bom lateral Cicinho auxiliar o meio campo.

(Clique na imagem para ampliá-la)

No segundo tempo, Cuca, percebendo o problema, inverteu os lados dos atacantes. Wallyson foi jogar pela esquerda, acompanhando Cicinho sem a bola, enquanto Thiago Ribeiro jogava pela direita, sem poder de marcação, se aproveitando das caracteristicas não tão ofensivas do jovem Gabriel Silva. Mesmo assim, Gabriel se aproveitando da desmarcação, fez algumas ultrapassagens pelo seu setor.

(Clique na imagem para ampliá-la)

Com a mudança, o Cruzeiro passou a ter a posse de bola e ameaçar a meta de Marcos, que vinha fazendo boas defesas. Em um contra-ataque isolado, Luan acertou belo chute e abriu o placar. Era a esperança de conseguir a segunda vitória no Brasileirão. Porém, com mais mudanças (Ortigoza entrando muito bem no jogo), o Cruzeiro pressionou e empatou em cobrança de escanteio.

O Palmeiras de Felipão, com um time visivelmente fraco, ainda é competitivo. Mas precisa, urgentemente de reforços, se quiser figurar entre os primeiros do Brasileirão.


Guilherme Carinhato
Equipe TAKTIKUS


|

Nenhum comentário:

Postar um comentário