10 de março de 2011

ANÁLISE TÁTICA – Noroeste 1x2 PALMEIRAS – Enfim, vitória!


|
(foto: Agência Estado)


Após três rodadas com sequência de empates, o Palmeiras conseguiu, enfim, voltar a vencer. Vitória importantíssima para a continuidade do campeonato, já que o time alviverde colou nos primeiros colocados da tabela, com 25 pontos.

Uma vitória também muito significativa sob o ponto de vista tático, já que a equipe alviverde só obteve sucesso na 2ª etapa, quando abdicou do 4-2-3-1 e aproximou os jogadores de meio-campo aos atacantes.

(clique na imagem para ampliá-la)
Como dito, Felipão mais uma vez optou pelo sistema de jogo 4-2-3-1, com a volta de Luan na ponta-esquerda e Adriano no lugar de Kleber. E acredite, também mais uma vez, os problemas ofensivos foram os mesmos! Meio-campo distante do ataque, Luan e Tinga apoiando pouco, Adriano isolado na grande área adversária... e por ai vai!

Tanto que no 1° tempo de jogo, as ações ofensivas se limitaram a jogadas pelas laterais (Cicinho e Gabriel Silva estão cada vez mais encaixados no time Palmeirense) e aos chutes de bola parada de M. Assunção. O time do Noroeste atacou pouco, mas em um de seus poucos ataques conseguiu abrir o placar, 1x0.

Logo para o início do 2° tempo, Felipão optou por realizar duas alteraçãos: o péssimo ponta-esquerda Luan pelo Max Pardalzinho e Tinga pelo atacante Vinícius. 

(clique na imagem para ampliá-la)
As alterações logo surtiram efeito, já que Valdívia passou a se aproximar mais do meio-campo para buscar a bola e dispunha de maior movimentação dos atacantes à sua frente para fazer o passe (Pardalzinho pela esquerda, Vinícius pelo centro e Adriano pela direita).

Porém, time sob pressão por resultados sofre. E logo aos 15 minutos de 2° tempo a equipe palestrina já parecia desesperada, forçando bolas e errando muitos passes.

Foi somente aos 37 minutos que a magia de Valdívia resolveu aparecer. Com um golaço de bola parada e uma linda assistência para o gol de Vinícius, foi o camisa 10 palmeirense que ditou o samba da virada. 2x1.

Agora é aguardar o próximo jogo, esperando que Felipão tenha percebido o aumento do rendimento da equipe ao se livrar do impraticável 4-2-3-1.

Rodrigo Coelho
Equipe TAKTIKUS
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário