27 de fevereiro de 2011

ANÁLISE TÁTICA - São Paulo 1x1 PALMEIRAS - Sobrou água, faltou ousadia!


|
(foto: Eduardo Viana)

Resumo do jogo: chuva, atraso, chuva, apagão, mais chuva, empate 1x1 e... chuva!
No Choque-Rei desse domingo, São Paulo e Palmeiras terminaram com o placar igual, 1x1. Para o Palmeiras, apesar da felicidade de ter encontrado a igualdade no final da partida, o empate não é um bom resultado, já que a equipe caiu para a 3ª colocação do Campeonato Paulista.

(clique na imagem para ampliá-la)
Sistema de Jogo
Felipão optou por escalar a equipe com o mesmo sistema de jogo que apresentou contra o Mogi Mirim, o 4-5-1 (ou 4-2-3-1), optando por Tinga e Luan e deixando Adriano MJ no banco de reservas. Apesar das muitas críticas do treinador palmeirense, com essa formação, mais uma vez Kleber ficou isolado à frente do ataque alviverde.

Se o sistema ofensivo havia melhorado com a entrada de Adriano na última partida (ataque palmeirense mais próximo, utilizando tabelas entre Valdivia, Kleber e Adriano para atingir o gol adversário), porquê optar pelo sistema de jogo mais defensivo? Um time (ex-) líder deveria ter a capacidade de se impor taticamente dentro de campo.

1° Tempo de chuva e pressão São Paulina
O Palmeiras iniciou muito bem a partida, pressionando o SP já no seu campo de ataque, conseguindo 3 faltas próximas à área e um cartão amarelo para o zagueiro Miranda. E foi dessas bolas paradas cruzadas que vieram as melhores oportunidades do time alviverde, com Assunção cruzando forte em direção ao gol. Porém, logo a pressão palmeirense diminuiu e a equipe passou a ser dominada pela velocidade e troca de passes do São Paulo. E assim surgiu o 1° gol da partida. Fernandinho, 1x0 São Paulo.
(clique na imagem para ampliá-la)
2° Tempo de falta de ousadia alviverde
Logo após o intervalo, Felipão substituiu Danilo por L. Amaro. Concordo com a substituição, já que o defensor alviverde já possuía cartão amarelo e Fernandinho era perigoso pelo setor esquerdo do campo. As jogadas continuaram não saindo, com Kleber voltando para buscar a bola e Tinga distante da área (totalmente perdido taticamente).

Mesmo com a expulsão de Alex Silva, o Palmeiras continuou com pouca movimentação e sem pressionar a saída de bola do adversário. Felipão, com um jogador a mais, com o placar adverso e perdendo a liderança, será que não valia a pena ter ousado um pouco mais? Ter trocado um volante por outro (Assunção por J. Vitor) pouco melhorou a equipe...

E mesmo não sendo a 1ª opção do treinador palmeirense, Adriano MJ, em jogada de aproximação entre o camisa 19, Kleber e Valdivia, empatou a partida. 1x1. Aproximação esta que poderia ter ocorrido desde o início do jogo, não fosse a falta de coragem ou o excesso de respeito de Felipão.

Como disse o treinador palmeirense antes do jogo, essa partida serviria como parâmetro para avaliar a equipe palmeirense. O placar empatado não me incomoda. Para mim, o problema foi a falta de ofensividade de Felipão!

Rodrigo Coelho
Equipe TAKTIKUS

|

Nenhum comentário:

Postar um comentário